Para sabermos o que é uma alias, temos que primeiramente saber o que é um namespace.
Namespace permite o seu sistema organizar o seu código de uma forma hierárquica, dessa maneira:
namespace Apresss
{
namespace Data
{
public class DataManager
{
}
}
namespace IO
{
public class BluetoothReader
{
}
}
}
Os itens de dentro podem ser acessados da seguinte maneira:
Apress.Data.DataManager dman = new Apress.Data.DataManager();
Ou explicitamente mostrando os itens daquele namespace, usando a declaração using desse jeito:
using Apress.IO;
class Program
{
static void Main(string[] args)
{
Apress.Data.DataManager dman = new Apress.Data.DataManager();
BluetoothReader btooth = new BluetoothReader();
}
}
O único proposito do comando using neste contexto é só para salvar sua digitação e fazer o seu código mais simples. Ele também permite que incluamos tipos no nosso namespace sem qualificação e também permite que criemos alias (referencias) para o nosso namespace. Desta maneira:
using aio = Apress.IO;
E a habilidade de crias alias para tipos, desse jeito:
using Apress.IO;
using aio = System.Console;
class Program
{
static void Main(string[] args)
{
aio.WriteLine("Aliased Type.");
}
}
No exemplo acima, o tipo System.Console , agora se chama aio. Tudo o que estiver dentro do Main do programa poderá acessar os métodos da classe Console através do aio.
Para maximizar a vossa aprendizagem, visualize o seguinte código:
using apressio = Apress.IO;
using apresssdata = Apress.Data;
class Program
{
static void Main(string[] args)
{
apressio.BluetoothReader bt =
new apressio.BluetoothReader();
}
}
Para saber mais sobre alias, não perca o próximo post, será.... Fonte!
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