terça-feira, 20 de março de 2012

Alias! Aliás, é uma boa ideia!


Para sabermos o que é uma alias, temos que primeiramente saber o que é um namespace.

Namespace permite o seu sistema organizar o seu código de uma forma hierárquica, dessa maneira:


namespace Apresss
{
    namespace Data
    {
        public class DataManager
        {
        
        }
    }
    
    namespace IO
    {
        public class BluetoothReader
        {
        
        }
    }
}



Os itens de dentro podem ser acessados da seguinte maneira:

Apress.Data.DataManager dman = new Apress.Data.DataManager();


Ou explicitamente mostrando os itens daquele namespace, usando a declaração using desse jeito:

using Apress.IO;
class Program
{
    static void Main(string[] args)
    {
        Apress.Data.DataManager dman = new Apress.Data.DataManager();
        BluetoothReader btooth = new BluetoothReader();
    }

}

O único proposito do comando using neste contexto é só para salvar sua digitação e fazer o seu código mais simples. Ele também permite que incluamos tipos no nosso namespace sem qualificação e também permite que criemos alias (referencias) para o nosso namespace. Desta maneira:


using aio = Apress.IO;

E a habilidade de crias alias para tipos, desse jeito:


using Apress.IO;
using aio = System.Console;
class Program
{
    static void Main(string[] args)
    {
        aio.WriteLine("Aliased Type."); 
    }

}



No exemplo acima, o tipo System.Console , agora se chama aio. Tudo o que estiver dentro do Main do programa poderá acessar os métodos da classe Console através do aio.



Para maximizar a vossa aprendizagem, visualize o seguinte código:

using apressio = Apress.IO;
using apresssdata = Apress.Data;
class Program
{
    static void Main(string[] args)
    {
        apressio.BluetoothReader bt = 
             new apressio.BluetoothReader(); 
    }

}
Para saber mais sobre alias, não perca o próximo post, será....  Fonte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário